quarta-feira, 20 março 2024 07:42

Astrid Eva Van Hoorn fixa novo recorde nacional de 100 metros planos de juniores

Astrid Van Hoorn 1A atleta do Clube Ferroviário de Maputo, Astrid Eva Van Hoorn, estabeleceu, esta segunda-feira, em Pretória, África do Sul, o novo recorde nacional de 100 metros planos ao fixar o tempo de 11.79 segundos, numa prova inserida no ASA Athletics Grand Prix.

O anterior melhor registo, de 12,0 segundos, pertencia a velocista Elisa Cossa do Grupo Desportivo de Maputo e datava de 12 de Junho de 1999.
A atleta, que actualmente se encontra a residir na terra do rand e a evoluir no Centro de Alto Rendimento de Pretória, está a um centésimo  (ao baixar a marca) de atingir os mínimos exigidos para participar no Campeonato do Mundo de Juniores, em Lima, no Peru: 11,78 segundos.
Com enorme potencial, Astrid Eva Van Hoorn conquistou, em Dezembro de 2022, a medalha de bronze (ficou em 3.º lugar) na prova dos 100m nos Jogos da Região V do Conselho do Desporto da União Africana (AUSC) com o tempo de 12.19. A velocista qualificou-se para a final da prova regional com a marca de 12.18.
Ainda em 2022, no mês de Maio, Van Hoorn obteve mínimos exigidos para o Campeonato Mundial de Juniores ao alcançar a marca de 11.70 nos Campeonatos Nacionais de Atletismo de Eswatini, na prova de 100m.

Read 2058 times